Workshop Quarteto Quadrantes

A idéia do Workshop é revelar um pouco do processo de trabalho e das principais referências dos músicos através de análises, audições e atividades práticas, aproximando o público de um projeto autoral.

O Grupo fala e explica o processo composicional, de elaboração dos arranjos e o trabalho diversificado dentro dos ritmos brasileiros (choro, valsa, samba, baião, marcha, frevo, ijexá). A respeito destes, é traçado um panorama histórico de contextualização do surgimento de cada um desses ritmos e suas características essenciais. Posteriormente, suas particularidades são explicitadas em termos melódicos, harmônicos e rítmicos e a reinvenção dos mesmos através de composições novas do grupo.

Falamos também sobre a mescla de diferentes formas de compasso, através da qual escapamos de gêneros estabelecidos da música brasileira, se enquadrando no que em geral é visto como “experimental”. Esse é um dos aspectos centrais das composições interpretadas pelo quarteto.

Cada integrante do quarteto mostra aspectos musicais do que está sendo tratado em seus respectivos instrumentos exemplificando na prática o que está sendo comentado. São utilizadas gravações e vídeos de ícones da música brasileira de conhecimento amplo do público (Luis Gonzaga, Pixinguinha A.C Jobim, Guinga, etc…) em contraponto com o material autoral do grupo.

Tópicos de discussão:

– contextualização histórica do choro, valsa, samba, baião, frevo e ijexá.

– Exemplificação das clave rítmicas de cada ritmo

– Demonstração de melodias, cadências e formas dos mesmos

– Audição de gravações ilustrativas dos elementos citados acima

– Audição de temas do Quarteto Quadrantes enquanto exercício de percepção das influências e materiais presentes nas composições.

Após as analises são escolhidas algumas composições  originais do quarteto para que os participantes toquem e experimentem um pouco do que foi comentado previamente.

Duração: A duração da oficina será de 3 horas
Público Alvo: músicos, estudantes de música e ouvintes.